Com as arrumações recentes feitas em minha vida e especialmente em meu escritório(também usado como meu quarto), tenho mais espaço e uma oportunidade rara de ficar em dia com filmes, séries e outras coisas que tenho DVDs acumulados por anos. Terei como revisitar favoritos, ver alguns clássicos e me atualizar. Como eu ainda não virei um youtuber e não quero fazer um canal de react, vocês estarão nessa jornada comigo.
Esse acervo é conhecido como o Centro Cultural Vanessa Lohane, pois anos atrás ela me alertou sobre a queima de estoque que a Baratos da Ribeiro fez onde se desfizeram de boa parte do estoque de CDs e DVDs. A coleção que já era boa ficou inestimável e sua boa ação sempre será lembrada, seja pelo nome da minha biblioteca, seja pelo título dessa série de postagens, CCVL.
Tive um fim de semana prolongado e isolado em casa, bom ponto de partida para começar. O bom de hoje ter uma loja de LPs, CDs e DVDs é que tenho acesso a muita coisas que eventualmente compro mais pra mim do que para vendas. Alguns eu ainda vendo, pois sou um profissional e a vida é feita de sacrifícios. Outros eu seguro pra mim, pois eu ainda sou humano.
Mas chega de introduções, vamos às novidades.
Top Secret! Superconfidencial(1984)
Houve um tempo onde se havia um cuidado para fazer filmes de páródias e ao mesmo tempo fazer deles as coisas mais cretinas e engraçadas possíveis. Essa arte foi dominada por décadas pelo trio Zucker/Abraham/Zucker, que também nos deu Apertem Os Cintos, o Piloto Sumiu(1978) e Corra Que A Polícia Vem Aí!(a série de 1982 e o filme de 1988).
Um conceito simples e básico de encaixar as sátiras, piadas e referências no contexto da história, não simplesmente jogá-las na tela, como passou a acontecer com mais frequência a partir dos anos 1990(Duro de Espiar marca essa mudança) e virou tendência ao longo dos anos 2000 e com isso matou o gênero. Juntamente com o fato de que estamos em tempos mais efêmeros e referências culturais não grudam o bastante pra terem o impacto de se eternizarem. O zeitgeist é mais difícil de determinar hoje em dia.
Dito tudo isso, temos aqui algo que é ao mesmo tempo uma paródia de filmes do Elvis e filmes de guerra. Eu não fazia ideia que Val Kilmer(que depois foi ser Batman na vida) poderia ser tão engraçado e que podia cantar(anos depois ele fez Jim Morrisson no cinema).
É um filme completamente cretino e que usa esse senso de humor como uma medalha de honra, quebrando a expectativa de formas absurdas. As piadas são retrato de uma época, com piadas que podem ser muito específicas a primeira vista(como a do Chevrolet Pinto, que tinha fama de explodir com facilidade se atingido por trás, por exemplo).
É um tipo de arte considerada como algo menor e que faz falta em um cenário de pouca variedade nos cinemas e até mesmo nos streamings, um gênero de filmes não pode depender basicamente dos Wayans em plena década de 2020.
É incrivelmente engraçado, mesmo sendo o trabalho mais fraco do trio de autores. Os outros dois Corra Que a Policia foram só de David Zucker, assim como Todo Mundo em Pânico 3 e 4, todos abaixo de Top Secret.
Quem fala muito bem desse filme de uma forma mais aprofundada é o pessoal do RedLetterMedia aqui.
Antes do Por do Sol(2004)
No mês passado eu não consegui rever a trilogia no cinema quando a Petrobras os colocou em um cinema em Botafogo e minha cópia com os dois primeiros filmes está emprestada, então resolvi abrir uma versão lacrada do segundo pra relembrar algumas coisas.
É aquilo, o filme segue ótimo depois de 20 anos, uma continuação que valeu os 9 anos de espera. Comprova aquilo que Roland Barthes fala de que quem ama espera o tempo que for necessário, mas joga também com a realidade de estamos mais velhos, superficialmente aparentamos mais felizes mas no fim somos assombrados pelo fato de que a vida não foi o que esperávamos.
E então a segunda chance bate à nossa porta.
Foi uma ótima jornada, com o final em aberto que fez com que os próximos 9 anos de espera valessem a pena. Todas as partes da conversa são interessantes e fundamentai na composição e desenvolvimento dos personagens, mas a coisa engrena de fato quando começam a falar de fato de suas vidas e do impacto dos acontecimentos do primeiro filme. O sonho que foi o primeiro filme com os tons de realidade que o segundo consegue.
Eu preciso rever a trilogia de uma vez só pra fazer algo mais completo, recomendo que façam o mesmo.
9/10
Simplesmente Amor(2003)
Um dos maiores filmes de Natal já feitos e uma das melhores comédias românticas já feitas. Dependendo pra quem pergunta é até mesmo a última grande de outro gênero que foi castigado e reduzido pela quantidade de material medíocre lançado até ser varrida dos cinemas.
Hoje tentam resgatar, fazem de tudo, reuniram George Clooney com Julia Roberts, tiraram autores e diretores da aposentadoria e até tentaram lançar novas estrelas pro gênero. Mas tanto Barraca do Beijo não é o ideal pra salvar um gênero como estamos em dificuldade de gerar novas estrelas de grande escala(há uma movimentação a favor de Glen Powell e a menina Sydney Sweeney aparenetemente sabe o que está fazendo, mas ainda é pouco). Mas chega de lamentações.
Aqui temos um Quem é Quem da Inglaterra. Os melhores da Inglaterra dos 20 anos antes do filme, as revelações do momento e as apostas do futuro. Histórias que se interligam ao longo das semanas que antecedem o Natal, comédia pura e simples, momentos mais ácidos, momentos mais dramáticos. É o tipo de fantasia, liberdade poética, que consegue se misturar com a realidade de uma forma que abre pouco espaço para o cinismo que tomou conta de parte do público que assiste filmes.
É um filme bem anos 2000, onde certas coisas anacrônicas(câmeras de vídeo analógicas, pouca dependência de celulares, ter que fazer catituagem pra conseguir que sua música seja a mais vendida, etc) sejam completamente normais. Ótimas escolhas foram feitas na trilha sonora.
Consegue também alternar muito bem entre comédia, romance e drama. Quase todos os personagens são multifacetados, as vezes de formas inesperadas. A personagem de Laura Linney é em geral alguém com um destino trágico, mas tem alguns bons momentos divertidos. Liam Neeson é alguém com um começo trágico, mas que serve como motivador amoroso para seu enteado. Emma Thompson é um grande destaque, mas não só pela parte óbvia de ter feito bem o papel de mulher traída. De fato, ela foi uma das que mais perdeu tendo cenas cortadas no filme.
Sim, basicamente todos os personagens tiveram cenas cortadas para que o filme tivesse os 128 minutos finais. Felizmente boa parte dessas cenas estão no DVD e muita coisa boa se perdeu que dá mais amplitude pra certos personagens, alguns que praticaemente nem apareceram na versão final.
É um filme altamente recomendável que se acaso tiver uma versão completa, um Director’s Cut lançado por uma Criterion da vida, eu estarei disposto a gastar dólares(que não tenho) para ter. Um filme o qual estou confortável em dar a seguinte nota por ser um dos melhores exemplos de seu gênero e que dificilmente terá poucos à sua altura.
10/10
Frasier: Temporada 1(1993-1994)
Comecei de trás pra frente, como se pode notar. As notícias que a segunda temporada do reboot estão sendo filmadas e que personagens da série clássica estão retornando me chamaram a atenção. Assim como a reclamação de Kelsey Grammer de como gostaria de ter uma temporada com mais de 10 episódios, mas que entende que as coisas mudaram de 30 anos pra cá. E ele está completamente certo.
O que temos aqui são 24 episódios onde o elenco central de 5 personagens tem espaço pra respirar, se desenvolver aos poucos, interagir uns com outros e um rico elenco secundário. A série de 2023 tenta fazer o melhor possível pra emular isso em apenas 10 episódios e por vezes recriando histórias que aconteceram originalmente aqui, o que não é uma crítica.
E ao mesmo tempo que há um crescimento gradativo dos personagens conforme aprendemos mais coisas deles, com bons momentos dramáticos, há espaço para personagens essencialmente irresponsáveis, completos peixes fora d’água quando fora de suas bolhas e/ou simplesmente atrapalhados quando tentam fazer algo bom. David Hyde Pierce tem um dos melhores personagens cômicos que já vi, agora entendo o porque dos fãs quererem tanto que ele volte para o remake.
Nas discussões de melhores séries de comédia sempre temos Seinfeld como um dos grandes patamares, mas não consigo imaginar algo que já tenha nascido “pronto” da forma que Frasier veio. Talvez a melhor primeira temporada de uma série nesse estilo, o que explica ter mais dez após isso. Altamente recomendável, muito provavelmente comprarei as outras 10 temporadas, mas imagino que esteja em algum streaming desses.
9/10